fbpx
O que é proatividade no trabalho?

Com um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, os profissionais que desejam se destacar buscam formas de se atualizar e uma das atitudes mais comuns é buscar a proatividade no trabalho, característica muito desejada pelas organizações.

Isso porque a proatividade agiliza processos no dia a dia, trazendo melhores resultados não só para a empresa, mas também para os colaboradores. No meio empresarial, aquele que demonstra proatividade é a pessoa que, de uma maneira ou de outra, tenta encontrar formas de resolver problemas e executar ações sem que isso seja necessariamente requisitado. É um sinônimo de iniciativa, de superar as expectativas iniciais.
Continue lendo o texto e descubra também como desenvolver a proatividade no ambiente de trabalho.

O que é proatividade?

Apesar de muito se falar sobre proatividade e de ter profissionais com essa característica, é necessário dar um passo para trás e entender o que ela significa. Proatividade é um comportamento de antecipação e de responsabilização pelas próprias atitudes e escolhas diante de situações ao seu redor.

O termo foi utilizado pela psicologia experimental na década de 1930, mas hoje em dia domina o ambiente profissional, por ser uma característica muito desejada pelas organizações. Aqueles que carregam esta qualidade estão sempre prontos para lidar com imprevistos e se organizam para cumprir as tarefas antes do prazo final. Ou seja, são aqueles que tem iniciativa.

Ser um profissional proativo é ser aquele que se antecipa às situações e não espera por ordens, executando as atividades e buscando novos desafios. É solucionar problemas e almejar melhores resultados com os conhecimentos que possui sobre sua área de atuação, e também tentar adquirir o máximo de conhecimentos.

Tudo isso sem ‘passar por cima’ de colegas ou gestores – pelo contrário, o profissional proativo conquista a empatia das pessoas a sua volta, pois é uma peça fundamental na produtividade da equipe, melhorando o seu próprio desempenho e o ambiente de trabalho a sua volta. É também aquele que veste a camisa da organização e tem coragem para prever e lidar com situações que o tirem da zona de conforto.

Por isso, é muito importante que os gestores saibam reconhecer os profissionais proativos. Eles podem se frustrar se não tiverem funções que lhe permitam sair da rotina e se desafiar. A proatividade no trabalho está intimamente relacionada ao aumento de produtividade no ambiente profissional, já que traz novas respostas e engaja com as pessoas.

Como se tornar um profissional proativo?

Até mesmo aqueles que não nasceram com essa característica podem desenvolvê-la e conseguir um desempenho superior no ambiente de trabalho. Aqui vão algumas das características do profissional proativo:

  • Conhece a cultura organizacional da empresa:

Ao entender as normas de conduta, valores e crenças da organização, o colaborador consegue tomar decisões sem se distanciar dos objetivos da empresa e sem esperar ordens superiores.

  • É dedicado à organização:

A busca constante pela evolução é a essência de um profissional proativo, já que ele se recusa a ficar na mesmice e fazer apenas o que lhe é delegado. É preciso demonstrar capacidade e desejo de contribuir para a organização.

  • Aperfeiçoa seus conhecimentos:

O profissional proativo está sempre em busca de atualizar e ampliar seus conhecimentos, pois isso ajuda no desenvolvimento de sua carreira. Quanto mais qualificado, maiores as oportunidades e mais bem preparado para elas.

  • É flexível:

Está sempre aberto às novidades. Além disso, ele procura a ajuda dos colegas quando necessário, já que a colaboração de todos é uma forma de se mostrar flexível.

Como deu para perceber, o profissional proativo visa o bom andamento dos processos de trabalho, não só para ele, como para todos ao seu redor e para a organização. Com positividade, dedicação e senso de coletividade, estes profissionais são preciosos.

Conseguem trabalham em equipe e demonstram iniciativa, construindo confiança com os colaboradores e trazendo inovações para dentro da empresa. Além de todos estes benefícios, o profissional proativo ganha destaque e visibilidade dos seus líderes e gestores, o que ajuda a crescer em sua carreira.