fbpx
Invista em um bom ambiente de trabalho

Como é possível empresas praticamente iguais desempenharem níveis de produtividade tão diferente? E ainda mais, como o produto/serviço final está relacionado a cadeia de produção? 

A resposta, basicamente, estão nas pessoas! Quando eu digo: “Invista em um bom ambiente de trabalho”, é pensando em todo o processo, desde o criativo na busca de novas soluções, até no setor de vendas que se relaciona com o consumidor final.

A rotina muda a maneira como trabalhamos, refletindo em nossas atitudes e palavras. E se engana quem pensa que os consumidores não percebem essa organização empresarial.

Uma empresa precisa de um propósito, um motivo para abrir suas portas pela manhã e reabrir no outro dia, sendo isso um dos primeiros pilares para a motivação de seus funcionários. 

Além da parte estratégica de gestão de pessoas, é necessário condutas diárias para criar um bom ambiente de trabalho. Contudo, para cada realidade é possível perceber quais as melhores ideias para implementação in loco. Falarei hoje um pouco sobre quais atitudes devem ser tomadas para atingir um bom ambiente de trabalho. Continue lendo!

O ambiente de trabalho

Antes de começarmos a falar sobre quais comportamentos você deve aderir a sua empresa, você sabe quais são os benefícios de um bom ambiente de trabalho? Além da motivação no dia a dia, o clima organizacional ajuda no desenvolvimento pessoal de cada funcionário, acrescentando também a equipe à médio e longo prazo.

O crescimento é constante se o ambiente é propício para tal. Por isso, invista em um bom ambiente de trabalho o mais rápido possível!

Para isso, existem ações nos âmbitos estruturais e psicológicos. Vamos falar um pouco sobre elas?

Criação de espaços de interação e descanso

O pensamento antigo de que o  lugar de trabalho é um espaço onde é necessário apenas trabalhar e nada mais, está caindo por terra. Cada vez mais o estresse de prazos e tarefas do dia a dia apontam para uma realidade diferente, se tornando impraticável oito horas de trabalho sem um descanso mental.

Já ouvi dizer sobre empresas que deixam até levar seu animal de estimação para o ambiente de trabalho, mas existem maneiras gerais para a maioria das empresas brasileiras: invista na criação de espaços para os funcionários. 

Após a refeição, funcionários sentados na cadeira esperando o reinício da jornada de trabalho afeta diretamente sua produção. Simples atos de promover uma sala com puffs, jogos interativos, biblioteca etc, servirão para recuperar as energias mentais para o próximo turno de trabalho.

Pertencimento

Para motivar é preciso também engajar a sua equipe. Como citado acima, o posicionamento da sua empresa reflete nas atitudes diárias, realizando a sensação de produtividade quando tarefas executadas avançam em um objetivo comum.

Para conquistar esse sentimento em seu funcionário, faça-o perceber que ele faz parte da engrenagem. E não apenas na execução da função prévia, mas também de assuntos que percorrem o dia a dia de todos. Ideias, sugestões e críticas devem ser incentivadas para que o mesmo faça, já que ninguém melhor do que quem está por dentro para saber quais soluções podem ser colocadas em prática. 

Diversidade

Diferentes pessoas, diferentes soluções. Como cada ser é único em sua essência, não teria motivo para colocá-las dentro de uma caixa e não permitir a diversidade de opiniões. Isso constrói a empresa, transformando na rotina a mudança que todos querem ver.

A diversidade de opiniões é a base da democracia, e isso deve ser implementado em sua equipe. 

Olho vivo e faro fino

Essas dicas variam muito para cada empresa e depende da situação que ela se encontra. Fatores como mercado, mão de obra e cultura modificam a estratégia para chegar no resultado de um bom ambiente de trabalho.

Por ora, se sua empresa ainda não estiver no padrões atuais das multinacionais -que já colocam tudo isso em prática-, vale a pena ficar atento às pessoas que compõem hoje o seu time de funcionários.

Pessoas tóxicas, resultantes de diversos fatores organizacionais e pessoais, devem ser identificadas a fim de corrigir suas atitudes, ganhando tempo para o ganho esperado pela implementação de novos hábitos.

Comunicação

Nada disso seria capaz sem uma boa comunicação entre os setores e funcionários da empresa. Telefone sem fio é uma dos piores hábitos presentes dentro das equipes atualmente, sendo necessário cuidado especial nesse quesito. 

Esse ponto está diretamente ligado ao anterior, pois a falta da comunicação constrói aos poucos, funcionários desmotivados e tóxicos. Adote a transparência total de suas ações, promovendo assim, participação e entendimento de todos sobre os objetivos e tarefas.

Invista em um bom ambiente de trabalho com as dicas citadas acima. Caso você tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, comente abaixo. A discussão leva o conhecimento a patamares que nem sempre são esperados.

Boa semana de trabalho à todos.