fbpx
Como estabelecer metas e atingi-las?

Metas fazem parte da nossa vida desde que nascemos. Sejam eles impostos pelas expectativas de nossos pais ou por nós mesmos quando conquistamos a consciência do que queremos ser quando crescer. Mas para atingi-las, estabelecer algumas etapas é um percurso mais que necessário. As metas são motivações do dia a dia, mas quando atingi-las parece praticamente impossível, a motivação vira desânimo. E é aí que as dividi-las vão nos ajudar a chegar aonde nós queremos! No ambiente profissional, por exemplo, a definição de metas é um ótimo recurso para aproveitar o trajeto (que ninguém poderá tirar de você) e chegar nos resultados pretendidos. Quer aprender a estabelecer metas e atingi-las? Bom texto! 

Pequenas metas

Tudo começa no entendimento do “estabelecer metas”. Pense na construção de uma casa: os tijolos empilhados no meio do terreno são as pequenas metas que formarão o objetivo final. Se pegarmos diversos tijolos ou tentarmos burlar a maneira de como são dispostos, o objetivo não será concluído ou se for, não será como ao projeto inicial. O principal método para atingirmos o resultado pretendido é organizar as metas em pequenos pedaços, fáceis de serem concluídos e que dão a sensação ao nosso cérebro de recompensa. Ao longo de pequenas metas, o objetivo estará mais perto do final e você estará animado para concluir aquela parede mais complicada de fazer. Essa tarefa complicada é o fator desanimador do início do projeto, sendo superada pela organização e foco!

Os objetivos difíceis

A maioria (ou todos) os objetivos que precisam de metas são mais complicados do que se comparado com aqueles habituais do dia a dia, como arrumar a cama, por exemplo. Mas isso é normal, já que para conquistar grandes coisas é preciso de empenho e luta. Os objetivos não são difíceis se organizados e divididos em pequenas metas, como vimos anteriormente. O que os deixa quase impossíveis de conquistá-los é a sua vontade! Se aquele objetivo faz parte do que você acredita, sendo imposto unicamente por você (sem pressão de amigos, família ou colegas de trabalho), você está no caminho certo para chegar lá.  Nunca deixe a vontade dos outros se sobrepor às suas. Leve cada degrau de sua caminhada como um compromisso! 

O excesso

Carreira, saúde e família… Esses três pilares são os mais comuns para definição de objetivos atualmente. Quando planejamos mudar as perspectivas das coisas que nos rondam, costumamos arregaçar as mangas e tentar mudar tudo de uma única vez. Não se perca nos excessos! O ótimo é inimigo do bom, gerando muitas vezes desânimo pela dificuldade em conciliar tempo e disposição. Escolha o objetivo principal e seus adjacentes, nunca ultrapassando o seu próprio limite, e se você ainda não o conhece, tente começar com no máximo três objetivos.

O momento de dizer NÃO!

Como os objetivos são a longo prazo, é preciso de foco para chegar onde se quer. Umas das coisas mais difíceis de fazer nesse processo é aprender a dizer não! Saiba se organizar, delegar funções e ser autocrítico em relação às atividades que você irá desempenhar. Por exemplo: se sair com amigos, fazer hora extra no trabalho, ajudar o amigo no projeto pessoal dele, etc não irão de ajudar em seu objetivo, não se prive de realizar essas atividades, mas cumpra a sua meta antes de tudo isso. Se lembre: você tem um compromisso com você mesmo.

Revise seus passos

Quando pensamos em longo prazo, as metas se dividem em meio a anos de dedicação. Em determinado momento, você pode começar a enxergar tudo embaçado novamente. A dica é sempre revisar os futuros passos. Quando você fizer o planejamento inicial, escreva tudo em algum lugar que sempre possa ver, como no seu quarto, por exemplo. Ao longo dos meses, revise, mude e cresça junto ao seu objetivo final. A caminhada é estratégica, por isso sempre é bom você revisitar seus antigos pensamentos e alinhar com seus futuros gostos pessoais.

Sucesso!

Chegamos no momento onde suas metas foram cumpridas. Vamos olhar para trás, desfrutar do conhecimento do caminho e mirar em objetivos maiores. Cada pessoa tem sua maneira de organizar sua vida, a maneira de como gosta de controlar cada passo que será dado. O primeiro objetivo estabelecendo metas deve ser um sucesso, mas com pedras ao longo do caminho. Aprenda a tirar as dificuldades do seu trajeto e aproveite o tempo que tem para buscar felicidade onde você deseja. Seja no ambiente pessoal ou profissional, você está no caminho certo. Boa sorte!