Todas as funções ganharam tarefas adicionais ao longo dos últimos anos. Com o crescimento das empresas e das relações profissionais, novas realidades foram surgindo no ambiente de trabalho. O profissional de RH, por exemplo, acostumado com questões legais referentes ao ingresso, permanência, remuneração e férias, agregou também em sua rotina a gestão de pessoas.
Mas, por que gestão de pessoas é importante nas organizações? Veremos isso ao longo do texto, mas lembre-se: os funcionários fazem da empresa o que ela é hoje, então se você tiver pessoas insatisfeitas com o ambiente de trabalho, ela expressará isso para seus clientes.
É importante saber que é função da empresa se preocupar com o desenvolvimento técnico, pessoal e psicológico de seus funcionários. A criação de um ambiente propício para o desenvolvimento das pessoas, faz com que elas trabalhem em conjunto com a empresa, tornando os objetivos alcançáveis em ambas as partes.
Benefícios da gestão de pessoas
A gestão de pessoas está relacionada com o bom ambiente de trabalho, sendo necessário criatividade e pró-atividade para execução de ações para todos os funcionários da empresa, do diretor até o segurança noturno. Os benefícios desse esforço resultarão em pessoas mais felizes, competentes e éticas no ambiente de trabalho.
Mas para realizar esse trabalho, em muitos casos, é preciso mudar a mentalidade da empresa. Hoje em dia ainda existem os chamados “chefes” – que buscam apenas números e não se importam com o bem-estar do funcionário, sendo necessário incorporar, em seu estilo de gestão, uma maneira mais envolvente e motivadora para conduzir sua equipe aos tão almejados resultados!
Alguns benefícios que uma boa Gestão de pessoas irá trazer ao ambiente empresarial são:
- Ajudar a organização a atingir sua missão;
- Gerir a produtividade e a qualidade;
- Criar métodos para melhorar o desempenho individual e organizacional;
- Desenvolver e reter talentos;
- Garantir a motivação e o comprometimento dos colaboradores;
- Garantir um ambiente de trabalho saudável;
- Gerir mudanças organizacionais.
Esses pontos são apenas os frutos principais que a Gestão de pessoas trará à sua empresa, porém quando lidamos com seres humanos, os benefícios se estendem a níveis inimagináveis. Nós colhemos o que plantamos, e essa é uma das maiores verdades da vida.
Boa semana de trabalho à todos!